SONDA LAMBDA COM CONECTOR NGK OZA723-EE9 VW
Sku: 28717-1
NCM: 9027.10.00
Categoria: Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda)AutopeçasMotorAtuadores & Sensores do Motor
Marca: NGK
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O que é sonda Lambda?
Quem esclarece o que é sonda lambda é Erwin Franieck, mentor de tecnologia e engenheiro mecânico da SAE Brasil. O especialista lembra que esse componente, mais conhecido por uma letra grega, também é chamado de sensor de oxigênio, nome que já revela a sua função: aferir a quantidade de oxigênio presente entre os gases do escapamento.
“No Brasil, o tipo mais comum de sonda Lambda compara a quantidade de oxigênio no escapamento em relação ao oxigênio do ambiente”, afirma Franieck. Ele destaca que existem modelos mais sofisticados, que utilizam maior número de parâmetros. Porém, a ideia sempre é detectar qual quantidade desse gás é expelida após a queima do combustível no motor.
O especialista esclarece ainda que o sensor é confeccionado em material cerâmico e afixado em eletrodos de platina. Geralmente, o componente é instalado após o coletor de escape, logo antes do catalisador. E, como está localizado no sistema de escapamento, trabalha em altas temperaturas, entre 300 ºC e 900 ºC.
Para que serve a sonda Lambda?
Os dados decorrentes das análises feitas pela sonda Lambda são determinantes para o funcionamento do veículo. Com base no sinal elétrico emitido por ela, a central da injeção eletrônica pode deixar a mistura ar combustível mais rica ou pobre. Essa medida adéqua o motor às fases fria e quente, por exemplo.
“Assim, a queima de combustível gera sempre a menor quantidade possível de poluentes”, sintetiza Franieck. Além disso, “nas condições ideais o catalisador atinge desempenho máximo”, complementa.
Em carros flex, a sonda Lambda tem ainda outro papel, de fundamental importância: identificar qual combustível está sendo utilizado. É justamente com base no oxigênio presente no escapamento que o componente reconhece se o motor está consumindo gasolina, etanol ou a mistura de ambos.
Mais uma vez, graças a essa detecção, o módulo da injeção ajustará o sistema para a queima mais apropriada. Nesse processo, a eletrônica também altera o ponto de ignição.